Cursos

Categoria: Páginas Publicado em Quinta, 31 Maio 2018 Escrito por Administrador

 

Cursos Regulares:

 

Educação Infantil

(criação e instalação em 1994 – Processo nº 2.859/94 publicado no D.O.E. em 11/11/1994)

Maternal I / Maternal II / Jardim I / Jardim II /

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96), a Educação Infantil configura-se como a primeira etapa da Educação Básica e, como tal, possui identidade própria e objetivos definidos. A concepção interacionista do conhecimento adotada pelo Colégio Nova Geração para a Educação Infantil, provoca um olhar diferenciado sobre as propostas e posturas pedagógicas para esse espaço educacional. Mostra a criança como um sujeito social, interativo, produtor do conhecimento, a partir de situações vivenciadas dentro e fora da escola. Confirma a importância de se considerar a criança no seu tempo, com suas necessidades imediatas de atendimento e educação.

 

Ensino Fundamental I e II
(criação e instalação em 1996 – Processo nº 622/0815/95-DE publicado no D.O.E. em 03/02/1996) 

1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / 5º Ano / 6º Ano / 7º Ano / 8º Ano / 9º Ano /

Os alunos do Ensino Fundamental regular são crianças e adolescentes de faixas etárias cujo desenvolvimento está marcado por interesses próprios, relacionado aos seus aspectos físico, emocional, social e cognitivo, em constante interação. Como sujeitos históricos que são as características de desenvolvimento dos alunos estão muito relacionados com seus modos próprios de vida e suas múltiplas experiências culturais e sociais.

O currículo do Ensino Fundamental do Colégio Nova Geração é composto por uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada. A articulação entre a base nacional comum e a parte diversificada do currículo do Ensino Fundamental possibilita a sintonia dos interesses mais amplos de formação básica do cidadão com a realidade local, as necessidades dos alunos, as características regionais da sociedade, da cultura e da economia e perpassa todo o currículo.

 

Ensino Médio
(criação e instalação em 1996 a 1998 – Processo nº 2299/0004/99 publicado no D.O.E. em 03/02/1996)

1ª Série / 2ª Série / 3ª Série

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional explicita que o Ensino Médio é a “etapa final da educação básica” (Art.36), o que concorre para a construção de sua identidade. O Ensino Médio passa a ter a característica da terminalidade, o que significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos; garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania; dotar o educando dos instrumentos que o permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos “fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos” (Art.35, incisos I a IV).

O Ensino Médio no Colégio Nova Geração é, portanto, a etapa final de uma educação de caráter geral, afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento e participante do mundo do trabalho, e com o desenvolvimento da pessoa, como “sujeito em situação” – cidadão.

 

 

Acessos: 980

Facebook

Próximos eventos

Sem eventos